Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Santo António da Serra
O Grupo Cultural e Recreativo da Casa do Povo de Santo António da Serra – Machico, foi fundado a 13 de Fevereiro de 1998, fruto da vontade de alguns jovens, que reuniram esforços e apoios, nomeadamente, das Casa do Povo, Câmara Municipal de Machico, Juntas de Freguesia, Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Direção de Serviços de Desenvolvimento Rural e de alguns privados que acreditaram neste projeto e deram início ao trabalho de formação do grupo que desde então e até à presente data tem mantido atividade ao nível de danças e cantares tradicionais.
Este grupo é constituído atualmente por 37 pessoas com idades compreendidas entre os 5 e os 80 anos e tem a particularidade de ter elementos de duas freguesias com o mesmo nome (Santo António da Serra) mas pertencentes a concelhos diferentes: Machico e Santa Cruz, sendo que as recolhas ao nível de indumentária bem como a nível de danças e cantares recaíram sobre as duas freguesias.
Tendo em conta que estas Freguesias eram tradicionalmente católicas e onde se realizavam arraiais e muitas romagens de todos os sítios até à Igreja de Santo António da Serra, não é difícil de encontrar nos Cantares o nome do Padroeiro, ao qual eram feitas preces para que Santo António lhes arranjasse um(a) noivo(a), Cantares esses que são acompanhados por vários instrumentos de corda (rajão, braguinha e viola de arame), de percussão (bombo, pandeiro, ferrinhos e brinquinho) e também por acordeão ou harmónica.
Desde a sua fundação o grupo tem realizado atuações em vários pontos da Ilha da Madeira, no Porto Santo, em várias cidades e freguesias de Portugal Continental, hotéis, festas particulares e em instituições de solidariedade social.
A nível de intercâmbios realizados, o grupo conta já com 4 no seu historial nomeadamente com grupos do Milharado – Mafra, de Sarzedo – Arganil, de Cernache do Bom Jardim – Sertã e de Recardães – Águeda.
Tem ainda participado assiduamente nas “48 horas a bailar” no concelho de Santana e no Festival de Folclore de São Martinho.
Para além destas atividades, o grupo organiza anualmente o “Cantar dos Reis” na Freguesia de Santo António da Serra e pelo Natal, participa na missa do galo (Ribeira de Machico e Santo António da Serra) na entrada de pastores.
Participa, ainda, em cortejos de Carnaval e atividades desportivas.
Em fevereiro de 2011, é apresentado o seu CD.
A Caçoar
Em abril de 2019, a Direção da Casa do Povo propôs ao professor de música, Lino Gonçalves, que iniciasse aulas de música nas instalações da Casa do Povo. Tendo aceite o desafio, depressa a procura por aulas de instrumentos de corda aumentou.
No dia 9 de junho de 2019, o grupo apresentou-se publicamente numa atuação na sede da Casa do Povo, composto por apenas 7 elementos.
Neste momento, as aulas de cordofones são frequentadas maioritariamente por jovens de várias faixas etárias.
Com a frequência assídua de alguns elementos, e com a evolução dos mesmos, originou a criação de um grupo, designado por os “A Caçoar”.
Deste modo, pretende-se continuar com esta iniciativa que está em progressão, aumentar as inscrições e frequências dos indivíduos interessados nas aulas de cordofones, bem como divulgar e apoiar a progressão de carreira dos “A Caçoar”, para que estes tenham uma participação frequente em eventos culturais, musicais, festivos, entre outros que assim solicitam os seus serviços/ atuações.
Mais se informa que o Grupo A Caçoar tem participado em comemorações efemérides e dias festivos. O grupo é constituído por 18 elementos, incluído a presença do professor Lino Gonçalves.
Referente às aulas de cordofones podemos contar com a presença assídua de um grupo de 16 jovens.